quarta-feira, 16 de abril de 2008

Ritos podem ser risco de Transtorno


O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é originado de pensamentos ou idéias recorrentes que podem causar desconforto. Os indivíduos que possuem o transtorno tendem a realizar comportamentos ritualísticos que não fazem nenhum sentido. Entretanto, não conseguem conter a vontade de não realizar os rituais. Pois a não realização destes ritos levam, também, a perturbações mentais.

O indíviduo que tem TOC sofre de um determinado tipo de medo irracional. “A pessoa obsessiva pode ter pensamentos que consideramos bizarros, como o de ter engolido uma agulha quando estava pregando um botão. Ela sabe que não a engoliu, pois isso é impossível, mas ainda assim fica atormentada com a repetição deste pensamento, ganhando um medo irracional de lidar com quaisquer instrumentos de costura” - diz a médica Ana Beatriz Barbosa Silva.

Eric Miranda, 21 anos, diz que quando pisa numa pedra com o pé direito ele volta para pisar com o pé esquerdo. Caso não consiga voltar, ele pisa em outra pedra com o pé esquerdo. Entretanto, ele diz que nunca achou necessário procurar tratamento.

A médica afirma que muitas pessoas não procuram tratamento para o transtorno porque se consideram ridículas e por tal motivo não relatam e não revelam os sintomas do TOC. “Em um grande número de casos de TOC, pessoas muito próximas do paciente (cônjuge, amigos, pais, irmãos etc.) não têm conhecimento de seus sintomas e do sofrimento”.

ORIGEM:

Predisposições genéticas, situações de estresse, fatores psicológicos, alterações hormonais durante a gravidez ou após o parto são fatores que podem influenciar nas causas do transtorno e também justificarem o aparecimento do TOC em crianças. O TOC pode ocorrer “por volta dos dez anos de idade, sendo mais precoce em meninos do que em meninas”, afirma o médico e psiquiatra Gustavo Teixeira. Entretanto, o médico diz que as crianças podem nem verificar a falta de sentido que há em seu comportamento compulsivo-obsessivo.

TRATAMENTO:

Para tratar do TOC podem-se utilizar tratamentos farmacológicos e psicológicos. Os medicamentos utilizados no tratamento são os antidepressivos. Os remédios ajudam cerca de 75% a 85% dos pacientes pelo ao menos no que se refere ao alívio em seus sintomas.


3 comentários:

Alan Botelho disse...

Eu tenho um TOC: toda vez que eu entro nesse blog, eu deixo um comentário.

Alan Botelho disse...

De novo essa merda.

Juliana disse...

Rapaz...eu tinha um treco parecido...mas era mais um tique...rsrss
tudo oq eu fazia com um lado do corpo eu tinha q fz com o outro pq isso pra mim tinha q ser simétrico...rssrss
Ufa! Ainda bem q isso acabou!

ps. Será que estou digitando mais com uma mão do que com a outra?